O Projeto “PESCARTE” centrou-se na investigação e desenvolvimento das técnicas artesanais associadas às atividades das comunidades piscatórias do concelho de Odemira: Vila Nova de Milfontes, Longueira Almograve, Entrada da Barca e Azenha do Mar estas duas últimas na freguesia de S. Teotónio, com o objetivo inovar através do design e do envolvimento responsável de pescadores e artesãos. Deste modo, pretende-se re-introduzir o artesanato local à própria comunidade e ao “mercado” com uma nova imagem e futura perspetiva comercial.
A conceção do projeto considerou a cultura tradicional local, concentrando-se nas técnicas, materiais, saberes e fazeres locais, e pretende promover interpretações contemporâneas dos mesmos, com o objetivo de potenciar sinergias entre a produção artesanal, as instituições e o setor comercial.
O objetivo geral do projeto é criar oportunidades de diversificação da atividade piscatória pela via da conceção de produtos inovadores e com interesse económico, com base nas atividades artesanais das comunidades piscatórias de Odemira.
Os objetivos específicos passaram por: desenvolver uma linha de produtos, com marca registada, de uso utilitário, decorativo e lúdico que seja inovadora em relação aos produtos atualmente produzidos localmente e desta forma apoiar iniciativas empresariais no setor do artesanato e promover os resultados obtidos a nível local e nacional.