Aproveitando o momento privilegiado de encontro de artesãos, que acontece na FACECO – Feira das Atividades Económicas e Culturais do Concelho de Odemira, o Município organizou em 2001, um debate sobre o  artesanato e o seu futuro. Neste debate tornou-se clara a necessidade e vantagem de nos organizarmos sob a forma de uma associação que  pudesse unir e representar os artesãos, trabalhando para a manutenção e desenvolvimento das atividades artesanais.
Surgiu assim a CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira ainda em 2002. Graças ao empenho de vários artesãos, do Município de Odemira e da INDE (Organização Cooperativa para a Intercooperação e Desenvolvimento), levou-se a cabo a criação da associação.
Temos mantido o espírito de grupo entre os artesãos do concelho e regiões limítrofes e  realizado várias ações no âmbito da divulgação e venda dos artefactos por nós criados, bem como ações de formação, quer dadas por artesãos nas escolas do concelho de Odemira, quer aos próprios artesãos nos  locais devidos aos seus interesses específicos, bem como várias outras atividades.

De acordo com os estatutos, são objectivos da CACO promover as artes e ofícios, contribuindo para a dignificação dos artesãos e das atividades artesanais. Assim, a associação poderá empreender, por meios próprios, ou com o apoio de entidades públicas ou privadas, ações diversas no intuito de:

  • promover atividades que incentivem o conhecimento e a difusão da atividade artesanal,
  • promover a formação profissional dos artesãos,
  • apoiar a comercialização das produções artesanais, designadamente as que resultam do trabalho dos associados,
  • desenvolver, a diversos níveis, contactos com entidades com interesse, ou intervenção direta, no sector das artes e ofícios,

Temos ainda a possibilidade de estabelecer relações de cooperação com outras entidades, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, bem como participar em quaisquer associações cujo objecto contribua para os mesmos fins.

Lista dos corpos sociais da Associação CACO (triénio 2016 – 2019)

Assembleia Geral:
Presidente da Mesa – Helena Loermans
Vice-Presidente – Ana Cristina Melo
Secretário – Ana Tendeiro

Direcção:
Presidente – Inês Viana
Vice-Presidente – Helga Brochhaus  Murtz
Tesoureiro – Maria de Lurdes Marante

Conselho Fiscal:
Presidente – Maria Francisca Rodrigues
Vice-Presidente – Élio dos Reis Inácio
Secretário – José Maria Dimas